Em que tempo o ansioso vive? E você?

Em que tempo você está vivendo agora, enquanto lê estas palavras?


O relógio marca as horas e pressiona o tempo, a bússola nos orienta na direção correta.

O futuro é o único tempo que pode ser planejado, o presente é o único tempo que pode ser vivido. E o passado? Passou... Mas não deve ser esquecido, porque foi um período da nossa escola de vida, a mesma que continuaremos cursando enquanto vida tivermos para termos tempo...

O ansioso tenta esquecer o passado para não perder tempo; não vive o presente para não perder tempo e não vive o futuro, porque é impossível. Assim, o ansioso não vive em tempo algum.

A obsessão em gerir o tempo e não a vida

Por que, ao invés de pretendermos, obcecadamente, aproveitar o tempo, não o fazemos com a vida? Gerir a vida é cuidar da saúde física e mental. Desta forma, podemos produzir de forma saudável e obter melhores resultados, e sem a sensação de culpa, de ausência da família, do amigos e de nós mesmos.

Para você pensar:

Se você não está habitando o presente por medo de perder tempo, não pode voltar ao passado, e nem antecipar o futuro, o que exatamente você está ganhando em troca dessa ausência existencial contemporânea, quase de tudo e de todos? A sensata troca deve ser presença, amizade, carinho e  amor.

Gabriel Martins Neto
Observador das relações humanas,
inclusive com o tempo e consigo.






 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos especiais. Os criamos ou esperamos que aconteçam?

NÃO É Modelo final em 03 06 - Reflexões